Ir para o conteúdo principal
Salvador Bahia

Descobrir Salvador

A mistura de raças é uma das fortes marcas da cidade de Salvador. Cheia de cultura, credos, alegria e sincretismo, a capital da Bahia atrai turistas do Brasil e do mundo todo, durante os 365 dias do ano. Porém, é no verão que o turismo mais cresce na região, combinado com festas populares, religiosas e carnavalescas. Os famosos trios elétricos arrastam milhares de pessoas pela orla da cidade, para a alegria dos foliões.

 

Salvador foi a primeira capital brasileira, e por esse motivo, a cidade reúne muito do presente e do passado, mesclando a história do Brasil na topografia da região, dividindo a cidade em Alta e Baixa. É na parte alta – e mais antiga – que os visitantes se deparam com o famoso Pelourinho, bairro histórico tombado pela Unesco como Patrimônio Histórico da Humanidade. No Voos.com você encontra mais de 160 opções de hotéis em Salvador!

Salvador é uma das cidades mais antigas do Brasil, localizada na entrada da Baía de Todos os Santos, dividida entre Cidade Alta e Cidade Baixa – ligadas pelo Elevador Lacerda. A capital da Bahia possui um litoral com 20 km de praias – que vai da Praia do Porto até a Praia do Flamengo. Com ladeiras sinuosas e grandes casarios antigos e tombados como Patrimônio Histórico da Humanidade, as ruas de Salvador são preenchidas com o colorido e o sincretismo local. Quem nasce em Salvador é denominado de Soteropolitano (a). O clima da região é totalmente tropical, com uma população de aproximadamente 2, 677 milhões de pessoas.

 

O Aeroporto Internacional de Salvador se chama Deputado Luís Eduardo Magalhães e fica há 30 km do centro da cidade. Em 2011 recebeu mais de 8 milhões de passageiros, sendo responsável por 30% dos voos no Nordeste.

A comida baiana é rica em diversidade. Ela está totalmente ligada às heranças dos antepassados que colonizaram a região. No preparo, o azeite de dendê é ingrediente garantido na culinária, acompanhado pela pimenta e por alguns temperos típicos da região, como o coentro, por exemplo. Entre os pratos mais famosos está o acarajé – um bolinho feito com feijão fradinho ralado, recheado com vatapá e camarão.

 

As moquecas de peixe, siri ou camarão também são procuradas pelos turistas. O bobó de camarão, o cururu e o abará também completam a mesa dos baianos. Entre as sobremesas, as cocadas das baianas, o sorvete da Ribeira (sorveteria mais antiga da cidade, com 80 anos) e as frutas típicas como a mangaba, umbu, cajá e o cupuaçu, agradam os turistas do mundo todo. Não podemos esquecer-nos da tapioca, que pode ser servida na versão doce ou salgada.

Além das belíssimas praias do litoral baiano, a cidade de Salvador reúne diversas outras opções de lazer. Ao visitar o centro histórico da cidade os turistas poderão conhecer a Casa de Jorge Amado ou o grupo Olodum. O Forte de Salvador, localizado na Barra, é outro ponto que chama a atenção de quem visita a capital baiana. As Igrejas de São Francisco, no Pelourinho, e a Igreja do Senhor do Bomfim são paradas obrigatórias para o visitante que escolhe Salvador como roteiro.  O Parque do Abaeté, o elevador Lacerda – que liga a cidade alta com a cidade baixa – e o Mercado Modelo, também fazem parte das principais rotas de passeios.