Ir para o conteúdo principal
Ribeirão_Preto

Descobrir Ribeirão Preto

Os turistas que já foram até lá, sabem que Ribeirão Preto é a cidade mais quente do interior de São Paulo. Localizada na região norte do Estado, ela está a 314 km de distância da capital paulista.

A cidade foi fundada em 1856 e, por isso, tem muita história para contar sobre os mineiros que exploraram suas terras atrás de riquezas, a tornando posteriormente, na cidade ideal para a criação de gado nos pastos formados com o desgaste do uso da terra. O ciclo do café também teve uma grande importância na criação do polo industrial no qual a cidade se tornou e como se mantém até os dias atuais.

Conhecer Ribeirão Preto é mergulhar na história de uma das épocas mais importantes do Estado de São Paulo.

A cidade de Ribeirão Preto é uma das mais importantes do interior de São Paulo, pois é conhecida como a Capital do Agronegócio e faz jus à sua fama. Apesar de ter a economia movida pelo plantio, a cidade é extremamente moderna, com mais de 99% da população vivendo próxima a grandes centros urbanos.

A praça XV de Novembro é um marco de referência histórico da cidade, e está localizada na região central. Ela foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo em 13 de março de 1985, junto com o “Quarteirão Paulista”, um conjunto arquitetônico formado pelo Theatro Pedro II, o prédio do antigo Palace Hotel e o Edifício Meira Júnior.

Ribeirão Preto oferece uma grande variedade de comidas quando se fala em turismo gastronômico. Os restaurantes da cidade oferecem desde churrasco até especialidades da culinária Argentina, por exemplo.

Para conhecer os melhores restaurantes separe espaço na sua agenda para visitar o Cabaña Restaurante e saboreie deliciosas carnes argentinas e uruguaias. Já o Mirai é um tradicional restaurante japonês, localizado em quatro diferentes pontos da cidade.

Para quem procura um bom jantar e diversão, a Choperia Pinguim é a mais famosa de Ribeirão. Seus pratos são simples e deliciosos e agradam a todos com petiscos, saladas, sobremesas e pratos para a criançada. Tudo isso acompanhado pelo melhor chope do país.

Não é nada difícil se ocupar enquanto estiver em Ribeirão Preto. Os museus contando a história da cidade são parada obrigatória para quem quer saber mais sobre o local. Visite os Museus da Ordem Geral e do Café, e se delicie com uma lição de história, música e cultura. Existe um projeto chamado Café da Manhã com Chorinho que acontece aos domingos no museu, onde são servidos café, chá e bolachas ao som de chorinho.

Para os amantes da música clássica, o Theatro Pedro II é o local perfeito. Após passar por um incêndio, o teatro recebe hoje óperas, shows, concertos, apresentações de balé, peças teatrais, palestras e muito mais, basta checar a programação.

Os parques também são um charme de Ribeirão. Visite o Parque Prefeito Luiz Roberto Jábali, o Maurílio Biagi, que tem uma academia ao ar livre, o parque Municipal Dr. Luis Carlos Raya, ou o Jardim Japonês, que possui lagos, quiosques e plantas ornamentais de origem japonesa.