Ir para o conteúdo principal
Cidade_de_Porto

Descobrir Porto

A cidade de Porto é considerada a capital norte de Portugal, sendo também a segunda maior do país. Localizada às margens do rio Douro, Porto possui, aproximadamente, 350 mil habitantes, porém a área metropolitana já conta com mais de 1 milhão. O nome da cidade vem da palavra “portus” e “cale”, originalmente chamada de Porto de Cales, raiz do nome Portugal.

Foi durante o Século XXI que o nome passou a ser apenas Porto. Mesmo com a preservação das raízes, a cidade se tornou moderna, detentora de um comércio próspero e um forte centro industrial. A conservação dos bairros antigos serve de contraste com as novas avenidas e os tranquilos blocos residenciais.

O bairro da Ribeira, situado às margens do rio, é um lugar fascinante, repleto de casas típicas, bares e restaurantes. O que não falta em Porto são atrações, monumentos e museus históricos, com um calendário cultural riquíssimo, além de uma excelente gastronomia local.

A cidade de Porto está localizada ao noroeste da Península Ibérica, com mais de 300 mil habitantes. A capital do Distrito de Porto, da Área Metropolitana do Porto e da região do Norte, a cidade é constituída pelos municípios adjacentes, formando um único aglomerado urbano, que ultrapassa 1 milhão de pessoas.

Com isso, Porto se tornou a segunda maior cidade do país, perdendo apenas para a capital Lisboa. Porto é a cidade que deu o nome a Portugal, quando era chamada de Porto de Cales. Conhecida mundialmente pela produção do vinho, o centro histórico da província foi classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

O clima é considerado mediterrâneo. No inverno as temperaturas ficam entre os 5°C e 14°C. Já no verão é possível pegar entre 15ºC e 25°C, podendo ultrapassar, durante os meses de julho ou agosto, os 35°C. Também é neste período que Porto recebe precipitações, com um ar mais fresco e úmido.

Falar da culinária de Porto é dar destaque aos pratos tradicionais e históricos. Entre os mais famosos estão as tripas à moda do Porto, feito com dobrada de vitela e feijão branco. O bacalhau é outra iguaria indispensável na mesa portuguesa, dando origem aos famosos bolinhos de bacalhau.

O caldo verde também é outro prato muito servido, feito a base de batatas e couve verde. A broa, preparada com milho serve de acompanhamento para sardinhas assadas ou o bacalhau. Os pães de ló e os biscoitos da Teixeira são alguns dos doces tradicionais, além dos Papos de Anjos, feitos a base de ovos.

O cabrito assado também faz parte da cozinha do Porto, sempre acompanhados com batatinhas e arroz de forno. Não podemos deixar de fora o famoso Vinho do Porto, produzido na região Demarcada do Douro. A variedade e os tipos surpreendem o paladar, além da consistência e dos aromas incomparáveis, resultado de uma junção de vinhos diferentes.

Entre os principais passeios da cidade de Porto está o Palácio da Bolsa, a Sé (igreja-fortaleza construída no estilo romano-gótico), a Torre dos Clérigos, com seus 75 metros de altura, a Praça dos Aliados e as famosas igrejas de São Francisco e do Carmo, feita em estilo barroco e recoberta de azulejos.

Outro belíssimo cartão postal é a Ponte de Dom Luís I, feita de ferro e projetada pelos funcionários do francês Gustave Eiffel, em 1886. Para os amantes do vinho, nada melhor do que uma tour pela Vila Nova Gaia, centro de produção da bebida do Porto.

Às margens do rio Douro estão alguns barcos rabelos – antigas e estreitas embarcações que serviam para transportar o vinho das principais vinícolas da cidade. Andando pelas ruas de Porto é possível se deparar com as ruínas de antigas fortificações que salvaram a região das tropas de Napoleão. Por fim, nada melhor que degustar os pastéis de Belém nas confeitarias de Porto.