Ir para o conteúdo principal
istambul_turquia3

Descobrir Istambul

Istambul é daquelas cidades que misturam o antigo com o novo, tanto se tratando da arquitetura local como no modo de vida e os costumes. A maior metrópole da Turquia promove um grande encontro entre o ocidente e o oriente, sendo a única cidade do mundo com seu território dividido em dois continentes: uma parte na Europa e outra na Ásia.

As margens do Mar Negro e do Estreito de Bósforo – antiga rota comercial marítima – a cidade abriga um legado gigantesco de algumas civilizações antigas, dos bizantinos aos otomanos. Istambul é repleta de mesquitas, bazares e grandes mercados que reúnem mais de 2.500 anos de história, carregando a responsabilidade de ter sido Constantinopla, antiga capital do poderoso Império Romano do Oriente.

A vida noturna de Istambul é bem agitada e rica, assim como a cultura, a gastronomia e o comércio, ficando à altura de grandes centros espalhados pelo mundo, preservando os costumes e as crenças.

Istambul é a maior cidade da Turquia, porém, não é a capital. Com aproximadamente 14 milhões de habitantes. A região já foi capital do poderoso Império Romano do Oriente, do Império Otomano e da República da Turquia, até 1923. Hoje, Istambul é o principal polo industrial e comercial turco, além de oferecer as melhores universidades e um leque gigantesco de opções culturais.

Localizada no noroeste da Turquia, mais precisamente na região de Mármara, a área metropolitana da cidade é administrada pela Autoridade Municipal de Istambul, com 65% do território no lado europeu e 35% no lado asiático. Rodeada pelas antigas Muralhas de Constantinopla, a cidade possui sete colinas, cada uma delas com uma mesquita imperial, feitas para homenagear um sultão.

O clima da cidade fica entre o úmido subtropical e o mediterrâneo, com verões longos e quentes e um inverno frio e chuvoso, com temperaturas media de 28°C e 3°C.

A culinária turca é riquíssima, com alguns ingredientes não muito estranhos para o paladar brasileiro. Em Istambul, mais precisamente, come-se de tudo, em boa quantidade e variedade, já que a cidade é cosmopolita. Porém, as opções totalmente típicas da região são imensas.

As meyhanes (tavernas) são populares na cidade, oferecendo pratos com preços mais acessíveis, feitos à base de arroz, verduras, carnes e peixes. Os frutos do mar e os pescados são especialidades da gastronomia local, vindas diretamente do Mar Negro e do Mar de Mármara. Os Kebabs, preparados com carne de carneiro, são encontrado nos quatro cantos da cidade.

As karniyarik (berinjelas recheada) é um dos preferidos entre os turistas que visitam Istambul. O bairro antigo de Sultanahmet oferece muitos restaurantes, dos mais requintados aos mais simples. A região de Beyoglu também é rica em gastronomia local, conhecida como o reduto das meyhanes.

Para conhecer Istambul é preciso muita disposição. Uma boa maneira de explorar Istambul é visitando dois bairros centrais: o Sultanhamed e Beyoglu. Essas duas regiões concentram muitas atrações turísticas, arquitetônicas e 100% históricas, localizados na chamada cidade velha, do lado europeu.

Nessa parte mais antiga, está localizado o grandioso Palácio Topkapi dos sultões otomanos, repletos de haréns. Cercado por 5 quilômetros de muralhas, o lugar oferece museus e um belíssimo parque. Com aproximadamente 3 mil templos e igrejas, Istambul nos oferece a Mesquita Azul e a basílica de Santa Sofia, visitada por milhares de cristãos muçulmanos do mundo todo.

O Mercado Egípcio e o antigo Hipódromo também são pontos turísticos que não devem ficar de fora da tour. Outra dica é experimentar o banho turco em uma das casas Hamamis. O cruzeiro pelo Estreito de Bósforo até o Mar Negro também é um passeio magnífico.