Ir para o conteúdo principal
Goiania

Descobrir Goiânia

Conhecer Goiânia é conhecer o interior do Brasil com todas as suas belezas, seus povos hospitaleiros e a modernidade de um país que está em crescimento.

A cidade está bem próxima da capital nacional, e divide as atenções dos turistas que visitam Goiás com a estrategicamente projetada, Brasília.

A cidade possui diversos parques agradáveis que oferecem uma animada atmosfera social, com muitas famílias e jovens, em ambientes limpos e bem arborizados, se tornando uma das cidades com melhor relação com a natureza do país o que deu o título de Capital Verde do Brasil. É possível encontrar mais de 90 km de área verde por habitante na cidade.

Viajar para Goiânia é garantia de diversão, boa qualidade de vida e muita cultura, estando bem pertinho da sede do poder nacional brasileiro.

A cidade de Goiânia está localizada a 211 km da capital nacional, e possui uma população de mais de um milhão e 300 mil habitantes, segundo dados colhidos pelo IBGE, o que a torna o município mais populoso do estado e o 12º do Brasil.

O principal motivo para o grande numero de moradores é justamente a proximidade com Brasília, que impulsionou o crescimento da região entre ele e a capital federal, o que tornou o trecho o terceiro maior aglomerado populacional do país.

A Região Metropolitana de Goiânia é também muito populosa e, ocupa atualmente a décima posição entre as maiores do Brasil.

A qualidade de vida do goiano é elevada, apesar do alto número de moradores, e a cidade é uma das melhores capitais para se morar no país.

A culinária local possui as características semelhantes as encontradas no resto do estado e há uma forte ligação com as cozinhas mineira e baiana. A utilização do pequi e o da guariroba são comuns no preparo do arroz.

A pamonha, a galinhada e o empadão goiano são alguns dos pratos típicos da capital. No café da manhã, o pão de queijo, o cuscuz e os biscoitos fritos tem presença garantida na mesa. As sobremesas dão destaque para o uso de frutas, como a mangaba, jenipapo, jaca, caju e manga.

Os melhores locais para saborear esses pratos são o bar Cave, que é ideal para um programa a dois, devido o clima formado pela taverna, com paredes de tijolo, quadros e músicos que embalam clássicos do Jazz e da MPB. Além dele, existem ainda o Kabanas, o Hakone, o Fogão Caipira e o Victoria, todos premiados pela revista Veja.

Goiânia é muito procurada pelo público corporativo que passa pela cidade a caminho ou vindo de Brasília, e oferece até aos mais estressados a tranquilidade de seus parques, praças e locais verdes. O Setor Marista (“setores” é como se chamam os bairros na cidade) é onde se concentra a maior parte das atrações da capital.

A agitação cultural por aqui também é muito intensa, resultado da modernidade da cidade. Cinemas, galerias de arte, bosques, universidades, parques e museus fazem parte do cotidiano do goiano e de quem faz uma visita.

Quem passa por Goiânia não pode deixar de conhecer o Monumento às Três Raças, símbolo da cidade, na Praça Doutor Pedro Ludovico Teixeira, no Centro. O Museu de Arte Contemporânea, o MAC, que possui um acervo de 500 obras. E a Escola de Artes Visuais situada no mesmo local.