Ir para o conteúdo principal
Dubai

Descobrir Dubai

Dubai é uma cidade que se transformou com a expansão econômica das últimas décadas, sofrendo algumas alterações nos traços geográficos originais.

O contraste entre o centro histórico e as novas e modernas regiões urbanas, acaba formando um cenário incrível. A cidade faz parte dos sete emirados ou estados que compõe os Emirados Árabes Unidos, país de comércio e turismo forte.

O que não falta é opção de lazer em Dubai, principalmente para aqueles que gostam de ir às compras. Entre os pontos mais visitados, destacamos dois bairros: Bur Dubai e Deira, locais tradicionais que preservaram as raízes e a herança cultural do comércio, assim como a arquitetura das casas e centros de negócios.

Em meio aos palácios e obras faraônicas, encontramos shoppings centers modernos, carros luxuosos, ilhas artificiais e hotéis gigantescos, deixando a cidade ainda mais cosmopolita, tecnológica e arrojada.

Dubai está localizada na costa do Golfo Pérsico, praticamente no mesmo nível do mar. Um dos sete emirados ou estados dos Emirados Árabes Unidos, Dubai faz fronteira com Abu Dhabi (ao sul) e Rãs Al Khaimah (ao norte).

A cidade também fica dentro do deserto da Arábia, oferecendo uma belíssima paisagem formada por dunas de areais. Dubai não possui um rio ou oásis, apenas um estuário natural, chamado de Enseada de Dubai, dragado para que a profundidade comportasse grandes navios.

O clima da região é quente e árido, típico de locais desérticos. O verão na cidade é muito seco, com temperaturas elevadas e tempestades de vento. Os termômetros chegam a marcar, durante o dia,40°C.

Durante o inverno o clima fica mais ameno, com temperaturas entre os 14°C e os 23°C, uma boa época para viajar e aproveitar as belezas da região. A moeda local é o Dirham, que está atrelado ao dólar americano desde 1997. Um Dirham equivale a 0.272 dólares.

A gastronomia em Dubai é bem sofisticada, reunindo o melhor das cozinhas internacionais e, claro, muito da culinária árabe e do Oriente Médio. Nos restaurantes tradicionais é possível encontrar diversos pratos feitos com peixes e frutos do mar.

Entre as refeições mais típicas encontramos o Ghuzi, preparado com carne de cordeiro e servido com arroz e nozes. Para aqueles que apreciam uma boa pimenta, o Matchbous é uma excelente opção. Ele é preparado com carne de cordeiro, mas leva um tempero mais picante. A combinação entre carnes e frutas é muito apreciada em Dubai. Entre as mais oferecidas estão às tâmaras, o damasco, os pescados e o frango.

A cozinha libanesa e síria também são fortes na cidade. Muitos estabelecimentos oferecem os famosos mezzés, o hommus, o kousa mahshi (abobrinha recheada) e o moutabal (pasta de berinjela). O tradicional tabule e os sanduíches feitos com pão sírio também fazem sucesso por lá.

Dubai chama atenção pelas grandes construções modernas, que acabam servindo de cartão postal para os turistas. Dentre as obras mais grandiosas destacamos as Palm Islands, o Arquipélago The World, feito no formato do mapa-múndi, e o edifício Burj Duba, o prédio mais alto do mundo, com 828 metros de altura.

Sua construção, entregue em 2010, durou cerca de 6 anos. Outra opção que não pode faltar no roteiro é o passeio no deserto através dos Jipes 4×4. Também é possível fazer sandbording nas areias ou jantar a luz das estrelas.

O passeio de balão também é bem tradicional na região, proporcionando uma belíssima vista do deserto. Para os que respiram cultura, nada melhor do que uma visita ao Museu de Dubai. Ele é pequeno, mas oferece sessões interativas e bem divertidas, mostrando as diversas fases que Dubai atravessou até se tornar o que é hoje. Outro cartão postal de Dubai é a Mesquita de Jumeirah, construída no estilo Fatimida.