Ir para o conteúdo principal
chicago

Descobrir Chicago

Com o título de terceira maior cidade norte americana, Chicago só fica atrás de Nova York e Los Angeles. Situada no Estado de Illinois, a cidade, praticamente, renasceu das cinzas após um incêndio na região central, em 1871. Outra época difícil em que a cidade se reinventou foi em 1920, época de Al Capone e os gângsteres.

Superando todas as crises, Chicago respira o orgulho estadunidense, considerada uma das cidades mais “americanas” do país. Berço político de Barack Obama, a região também abriga o Chicago Bulls, famosa equipe de basquete, muitas vezes campeã na década de 90, com Michal Jordan no time.

A cidade também se tornou uma importante potência econômica e industrial, marcada pelos arranha-céus mais altos do mundo, erguidos pelos melhores arquitetos do planeta. O charme e a beleza de Chicago ganham destaque com as águas limpas do grande Lago de Michigan e do Rio Chicago – exemplos de conservação para nós brasileiros.

Chicago está situada no nordeste do Estado de Illinois, ao sudoeste do Lago Michigan e em torno do Rio Chicago. A cidade possui uma área total de, aproximadamente, 606,1 km², sendo 17,8 km² cobertos por corpos d’água. O Rio Calumet também corta o extremo sul da cidade.

A região metropolitana é dividida por 12 condados, localizados em três Estados, sendo um deles o condado de Cook (onde a cidade de Chicago está localizada). Hoje a população ultrapassa os 9 milhões de habitantes, com 5,2 deles situados apenas no condado de Cook, perdendo apenas para Los Angeles.

O crescimento populacional de Chicago cresceu mais nos subúrbios, onde ficam muitos edifícios comerciais, shoppings centers e modernos complexos industriais. O clima temperado continental possui as quatro estações do ano bem definidas, com média de temperatura de 23° C no verão e -5° no inverno, período que atrai muitos turistas devido à neve que cai.

Por possuir uma ampla variedade de restaurantes, comer em Chicago não é difícil, deixando o paladar de qualquer um mais tranquilo. Por ser uma cidade cosmopolita, o cardápio também é multicultural, incluindo, até mesmo, boas churrascarias brasileiras.

Entre os pontos mais requisitados está a casa SushiSamba, que reuni comida japonesa aos pratos típicos do Brasil. Nos bairros compostos por imigrantes, a comida é excelente e mais econômica. Um tour por Greektown, Little Italy e Chinatown, também é uma boa pedida.

As pizzas de Chicago são consideradas pratos tradicionais, bem parecidas com as pizzas “Hut”, só que com uma massa ainda mais grossa e com mais recheio. Uma das mais pedidas é a deep-dish, cheia de queijo e tomate. Entre os doces, está a Chocolate Lovers. Cachorros-quentes também fazem sucesso em Chicago, recheados com muita cebola, salsinha, picles e molho barbecue – uma tentação fest food.

Chicago é uma cidade em que o turista vai caminhar bastante, pois o que não falta são coisas para fazer e conhecer. Entre as opções familiares, uma visita ao gratuito Lincoln Park Zôo é uma boa pedida. Ele é o mais antigo dos Estados Unidos, fundado em 1968.

O Shed Aquarium, localizado ao longo do Lago Michigan, é cheio de tubarões e belíssimos golfinhos. O Planetário Adler também é encantador. Para os amantes da natureza, dois parques se destacam na cidade: o Grant, dono da maior reserva verde da cidade, e o Millennium, repleto de esculturas e equipado com um pavilhão de música ao ar livre.

Detentora de grandes prédio e arranha-céus, Chicago nos oferece o topo do Sears Tower, o mais alto e famoso edifício da cidade, com uma vista maravilhosa. No bairro-parque de Píer Navty, o turista encontrará lojas, restaurantes e eventos culturais. É lá que fica a roda gigante, local tradicional das comemorações de ano novo de Chicago.