Ir para o conteúdo principal
barcelona_espanha

Descobrir Barcelona

Depois de uma boa revitalização durante as Olimpíadas de 1992, Barcelona, além de histórica, se tornou uma cidade moderna e cheia de opções. Como segunda maior cidade espanhola, a capital da Catalunha é reconhecida pela excelente infraestrutura e pela simpatia de seus moradores, que afirmam ter uma cultura própria e independente.

Quem nasce em Barcelona não se considera espanhol, mas sim catalão. Entre os orgulhos da “nação” está o time de futebol do Barca, um dos maiores campeões e rival do Real Madrid. Os turistas que procuram por agitação e baladas noturnas podem escolher este destino sem medo. Aos amantes das artes, Barcelona é quase um museu a céu aberto, com muitas opções.

A gastronomia também é um ponto forte dos catalães, com muita fartura e iguarias sem igual, cheias de temperos locais. Para os brasileiros que curtem um bronze, as belas praias à beira do Mediterrâneo também são belíssimas e encantadoras.

A cidade de Barcelona está localizada nas costas do famoso mar Mediterrâneo, proporcionando aos moradores e turistas belíssimas praias e lugares para relaxar durante o dia a dia. Como grande centro turístico que é a capital da Catalunha é de fácil acesso, tanto para aviões como trem, ônibus ou navio.

O território de Barcelona é dividido em três áreas: Serra da Collserola (ponto mais alto da cidade), a planície e os deltas dos rios Lobregat e Besòs. Situada a 160km das montanhas dos Pirineus (ao sul), a população de Barcelona ultrapassa os 1,600 milhões de habitantes. Ligada historicamente à indústria, Barcelona foi a primeira cidade espanhola a acolher a Revolução Industrial.

Hoje, a capital é uma das primeiras em número de cruzeiros marítimos, além de ser um importante centro econômico, cultural e político da Europa. A língua local é o catalão, mas também existem aqueles que falam o espanhol, e a moeda oficial é o Euro.

Barcelona é o local ideal para experimentar novas sensações ao paladar. Por ser banhada pelo mar Mediterrâneo, os pratos a base de frutos do mar não poderiam faltar. Entre os mais famosos está a Paella, um prato feito com vários ingredientes locais, arroz negro e vários frutos do mar, como: choco, camarões, lulas, amêijoas, mexilhões e polvo.

Outro prato que não pode ser deixado de lado são as seleções de “tapas” – petiscos típicos da Espanha. Eles são servidos em diversos bares da cidade. Outras refeições famosas e obrigatórias no cardápio são a merluza (peixe branco), as berenjenas rellenas (berinjelas recheadas) e a butifarra com judías blancas (linguiças com feijão branco).

Todas podem ser acompanhadas pela tradicional sangria, uma mistura de soda, vinho e frutas picadas. Os restaurantes mais em conta estão concentrados aos arredores de La Rambla (avenida principal) e nos bairros de Gótico e El Born.

Uma boa dica para começar a traçar o roteiro por Barcelona são os ícones culturais e arquitetônicos da capital, como parques, museus, teatros, monumentos históricos e as belíssimas catedrais. Os bairros e as praias famosas também entram na tour, principalmente se o passeio for a pé ou de bike.

As Ramblas, largas avenidas projetadas especialmente para passeios, são cheias de bares, lojas, cafés e restaurantes. O famoso calçadão atrai pessoas em qualquer horário do dia, iniciando na belíssima Praça da Catalunha e terminando no porto. No final da Rambla fica o Monumento a Colón, uma estátua de Cristóvão Colombo apontando para a América.

A Cidade Velha, mais conhecida como centro antigo, abriga o bairro medieval Gótico, que já foi colônia do Império Romano. O Porto Velho, revitalizado durante as Olimpíadas de 92, também é parada obrigatória. Lá é possível encontrar lanchonetes, cinemas, bares, discotecas, entre outros.