Ir para o conteúdo principal
Atlanta

Descobrir Atlanta

Atlanta é uma cidade norte americana, capital do estado da Geórgia, no sul do país.

É uma capital com cara de capital, e tem suas ruas cheias e uma população ocupada, digna dos grandes centros. Lá, o carro parece ser mais importante que o pedestre, e circulam nas três rodovias interestaduais que cruzam o coração da metrópole. Atravessar a rua é tarefa difícil até para o paulistano mais acostumado com a movimentação dos horários de pico.

Apesar de não parecer convidativa aos turistas, Atlanta os recebe de braços abertos com o clima de cidadezinha do interior e modernidade de cidade grande. Ela possui maravilhosos parques muito bem cuidados e com extensas programações culturais, além de ser berço de grandes empresas como o Holiday Inn e a Coca-Cola, que oferecem ótimas oportunidades de passeios.

Conhecer Atlanta é mergulhar na cultura sulista dos Estados Unidos e conviver com o americano nato, presenciando todos os seus costumes, sua gastronomia, e seus sotaques carregados e cantados, que lembram a forma de falar do gaúcho.

Localizada bem no sul do país, fica há menos de 5 horas de carro da capital da Flórida, Tallahassee, no estado vizinho, e a cerca de 3 horas do Alabama com o qual também faz fronteira. Além deles, a Geórgia também se encontra com os estados do Tennessee e da Carolina do Sul.

A chegada de turistas brasileiros pode acontecer com voos diretos, já que o Hartsfield-Jackson Atlanta International Airport costuma ser rota de aviões que saíram do Brasil. A duração da viagem de um voo que partiu de São Paulo até lá, leva em torno de 9 horas.

Atlanta se tornou famosa por ser um paraíso para os mais apaixonados por passeios gastronômicos, graças à sempre crescente variedade de locais para comer, que vão de estabelecimentos muito requintados de chefes de cozinha famosos até locais com uma cozinha criativa, ou de clássicos sulistas e todos os tipos de culinárias comuns dos Estados Unidos.

Alguns dos restaurantes mais famosos da cidade estão em Buckhead, embora alguns bistrôs modernos estejam chegando ao centro da cidade e a bairros como Virginia-Highland e Decatur. Muitas das melhores redes se mudaram para os subúrbios.

Uma boa época para desfrutar dos serviços dos restaurantes é o evento anual da semana de restaurantes do centro da cidade, o Downtown Restaurant Week, geralmente realizado durante o verão. O evento conta com refeições completas a preços bastante baixos.

Atlanta é uma cidade recheada de pontos turísticos. Além dos mais comuns parques, estão localizados na cidade paradas obrigatórias aos turistas como, a casa onde nasceu e viveu durante 12 anos, Martin Luther King, figura importante da história dos negros americanos. Neste local, é possível ver fotos e se sentir em meados dos anos 70, já que a casa inteira foi restaurada para se manter nessa década.

Os estúdios da rede de TV CNN também devem fazer parte do roteiro turístico de Atlanta. Aqui é o quartel general da rede e é possível passear por suas instalações em tours agendados, para saber um pouco do que acontece por trás das câmeras. Uma das grandes atrações do local é poder gravar um vídeo lendo as notícias do dia como se fosse um dos âncoras da emissora.

Parques como o Olímpico Centenniale, o Piedmont também precisam ser visitados pelo menos uma vez.